A digitalização das empresas
Calendário
7 abr 2021

A Digitalização e o Futuro da Sustentabilidade

A digitalização e a sustentabilidade revolucionam a forma de comercialização. Elas transformam o comportamento de consumo. Diversas empresas estão se modificando com o objetivo de atender às novas demandas do mercado e se destacar de alguma forma para os consumidores.

O que é Digitalização?

Antes de mais nada, a digitalização é o processo de transformar um documento físico em digital. Em outras palavras, está relacionada com a passagem de dados físicos para o meio digital.

Nesse sentido, é um termo utilizado para descrever a transformação digital da sociedade e da economia. Na prática, esse processo de digitalização tem sido importante para empresas porque facilita a gestão de documentos, diminui fraudes, otimiza processos, reduz custos e reduz a necessidade de espaços físicos.

Entenda a importância da sustentabilidade para as empresas

A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações adotadas por empresas que querem agir de maneira consciente. Contudo, uma empresa sustentável realiza ações justas para a sociedade.

Atualmente, as práticas de sustentabilidade proporcionam uma vantagem competitiva para as empresas,. Ou seja, além de todos os benefícios para o meio ambiente e para a humanidade, ser sustentável também beneficia a própria empresa.

  • Melhoria da imagem comercial da empresa perante a sociedade, consumidores, parceiros.
  • Redução de custos, já que os métodos sustentáveis de produção, além de respeitarem o meio ambiente, evitam o desperdício.
  • Lucratividade, uma vez que empresas sustentáveis chamam cada vez mais a atenção no mercado, atraindo novos investidores.
  • Envolvimento do time e maior produtividade. Uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade social e com o bem-estar das pessoas, melhora a motivação e o desenvolvimento pessoal.

A digitalização e o futuro da sustentabilidade

A digitalização vem transformando a economia e a sociedade. Embora, em muitos locais, como a Administração Pública, esse tipo de mudança ainda seja bastante lenta, não se pode negar que a digitalização já faz parte do nosso dia a dia.

Nesse sentido, o impacto da digitalização no futuro possui diversas vertentes. No ambiente de trabalho, por meio da digitalização de documentos, é possível a redução do consumo de papel e de cartuchos de impressoras nas empresas e nas residências. Além disso, a digitalização permite novas formas de trabalho, como o home office, reduzindo demandas de energia nas empresas, geração de resíduos e consumo de água.

No dia a dia das pessoas, casas inteligentes otimizam o consumo de energia. Aplicativos de compartilhamento de carros reduzem a poluição. Sistemas de transporte inteligentes orientam o tráfego pelas cidades com menos emissões. Novos métodos digitais, junto aos recursos da inteligência artificial e aos sistemas de informação de saúde inteligentes, também abriram portas para serviços de saúde inovadores.

4 desafios da gestão sustentável nas empresas

1) Falta de informação

Não ter conhecimento sobre como pequenas mudanças podem tornar a empresa mais sustentável, mais produtiva e com menos custos.

2) Negação

Não se sentir responsável coletivamente de que todos os nossos atos com o meio ambiente têm consequências.

3) Aprendizado

Conscientizar as equipes sobre a importância da sustentabilidade, como ela pode ser aderida nos processos empresariais e torná-la uma prática diária.

4) Planejamento Financeiro

Investimento inicial em equipamentos, matéria-prima e fornecedores responsáveis.

Por onde começar…

Às vezes, muitas empresas ainda não sabem o que fazer e nem por onde começar quando se trata de ações sustentáveis. Apesar desse assunto ser muito importante e por ter uma consequência enorme na humanidade, é possível preservar o equilíbrio ambiental e social com pequenas mudanças.

  • Zele pela saúde e bem estar de seus funcionários
  • Invista em sistemas de reaproveitamento de água
  • Opte pelo uso de energia renovável
  • Pratique a reciclagem de resíduos sólidos
  • Dê o descarte correto para lixo eletrônico e químico
  • Utilize material reciclado quando possível
  • Digitalize seus processos para ganhar eficiência na produção

Dessa forma, você e sua empresa já conseguem alcançar a digitalização e a sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *