4 Nobreak em cima da mesa
Calendário
1 abr 2021

Nobreaks: Dicas para melhorar a durabilidade da bateria

O Nobreak é um equipamento que possui baterias que fornece energia aos aparelhos eletrônicos, quando falta energia. Durante o período de autonomia, os Nobreaks evitam maiores danos aos produtos, além de fornecer proteção contra curto circuito, picos de tensão, subtensão, sobretensão, sobrecarga e descarga de baterias.

Para aproveitar ao máximo a capacidade de um Nobreak, é necessário preservar a sua bateria, já que elas têm uma vida útil. Além disso, para alcançar essa expectativa, deve-se levar em consideração alguns fatores que vamos comentar neste artigo.

O que é um Nobreak e para que serve

Em uma empresa, o Nobreak protege a vida útil dos equipamentos e a continuidade das atividades. Para aqueles Nobreaks que possuem tecnologia IOT (Internet das Coisas), o usuário ainda consegue gerenciar remotamente, controlando e monitorando a energia elétrica dos equipamentos a que estão ligados.

Enquanto os aparelhos estão funcionando durante uma queda de energia, o Nobreak permite que o usuário salve os documentos importantes e desligue os aparelhos de maneira segura.

Tempo de Vida da Bateria do Nobreak

A expectativa de tempo de vida da bateria do Nobreak é de 2 a 4 anos, nas condições recomendadas pelo fabricante. Porém, diversos fatores afetam a vida útil da bateria e pode, muitas vezes, reduzir esse tempo, como:

  • Qualidade da rede elétrica
  • Local de instalação
  • Temperatura e umidade
  • Ciclos longos de cargas e descargas ocorridos
  • Manutenção preventiva do banco de baterias

1 – Qualidade da rede elétrica

Em locais onde existe uma instabilidade na rede elétrica pode refletir diretamente no tempo de vida das baterias. Por isso, verifique se os problemas são externos ou da própria instalação elétrica, por exemplo, instalações mal dimensionadas ou falta de manutenção da instalação elétrica.

2 – Local de instalação

Evite instalar o Nobreak perto de janelas ou portas ou locais com altos índices de umidade. Além disso, o local deve também ser livre de poeira.

As aberturas de ventilação na parte dianteira, lateral ou traseira do Nobreak não devem ser bloqueadas. Deixe estas aberturas livres e evite colocar o Nobreak em locais que comprometam sua circulação interna de ar.

3 – Temperatura e umidade

O grande inimigo das baterias são as altas temperaturas. Além disso, locais úmidos também comprometem diretamente o tempo de vida de seu Nobreak.

Por isso, instale o Nobreak em local ventilado para que a temperatura não fique acima da recomendada pelo fabricante.

Como regra geral, é importante saber que para cada 10°C acima da temperatura ambiente de 25°C, a vida útil de sua bateria será reduzida em 50%.

4 – Ciclos de cargas e descargas ocorridos

Toda vez que acontece uma queda de energia elétrica, o Nobreak utiliza a carga das baterias para gerar energia. E quando a energia elétrica é estabelecida, o Nobreak recarrega suas baterias automaticamente.

Quanto mais frequentes forem essas quedas de energia, menor será o tempo de recarga e, consequentemente, da vida das baterias. Dessa forma, elas vão se esgotando cada vez mais rapidamente.

Como não podemos evitar esse processo, já que o propósito do Nobreak é garantir o funcionamento dos equipamentos em condições de falta da energia elétrica, podemos sim verificar se existem condições de falta de energia que poderiam ser evitadas: Instalações inadequadas, disjuntores, tomadas com problemas, entre outros.

Melhorando a Durabilidade dos Nobreaks

Em conclusão, seguindo as dicas que compartilhamos neste artigo, a vida útil das baterias dos Nobreaks vão ser bastante duráveis, reduzindo custos com trocas de equipamentos antecipadas.

Ah! E não deixe que fazer as manutenções seguindo a orientação do fabricante.

Caso tenha mais dúvidas, a Sistab pode te ajudar 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *