Quando falamos em baterias pensamos logo em sua finalidade, ou seja, dar energia e carga suficiente para algum motor, aparelho ou equipamento.
Nesse sentido, existem diversos tipos de baterias para diferentes fins, como as baterias estacionárias e as baterias automotivas.
São compostas de formas bem parecidas, mas por que não podemos usar qualquer uma das duas para aplicações como nobreak ou geração de algum tipo de energia? Porque a principal diferença entre as baterias automotivas para as estacionárias tem a ver com a vida útil delas.
O ciclo de vida das estacionárias é maior para que elas concedam mais energia. Já as automotivas têm um ciclo menor, pois fornecem uma grande descarga por pouco tempo. Veja abaixo as diferenças entre as baterias estacionárias e automotivas:
Baterias Estacionárias
Nós utilizamos as baterias estacionárias geralmente em aplicações de sistemas de energia solar, uma vez que elas armazenam o que foi gerado.
- São baterias programadas para descargas de energias profundas
- Sofrem com até 80% de descarga sem perder sua vida útil
- Possuem placas de chumbo espessas
- Não liberam gases tóxicos no meio ambiente
- Vida útil maior, em média 5 anos
Baterias Automotivas
Nós utilizamos as baterias automotivas, como o nome já diz, em automóveis. Elas fornecem uma grande descarga de energia, porém por curto período de tempo, como a partida do carro.
- São produzidas para estarem sempre carregadas
- Faz sua recarga durante o uso do automóvel
- Vida útil que dura em média 3 anos
- Placas de chumbo menos espessas
- Emitem gases tóxicos no meio
Por fim , agora que te explicamos quais as diferenças entre as baterias estacionárias e baterias automotivas, você já é capaz de identificar qual das duas serve melhor para sua finalidade.
Em suma, caso queira adquirir uma bateria estacionária, fale com um dos nossos consultores.