Liberdade de escolha, liberdade de pensamento, liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa… Com certeza você já ouviu falar de todas elas. Mas e sobre liberdade energética, você já ouviu falar? Neste artigo vamos explicar o que esse termo significa e como isso influencia a nossa sociedade.
O que é?
Já pensou em não ter mais que se preocupar com os custos com a conta de luz, com quais equipamentos gastam menos energia e ainda poder produzir sua própria energia?
Pois é disso que se trata a liberdade energética.
Significa ter liberdade e independência para consumir eletricidade sem ter que se preocupar com o gasto, para escolher qualquer aparelho elétrico, e ter autonomia de energia para manter tudo funcionando, faça chuva ou faça sol. Isso tudo sem prejudicar o meio ambiente.
Como ter liberdade energética?
Para se chegar a liberdade ou independência energética, o recomendado é primeiro passar pela eficiência energética (E.E). Podemos dizer que a E.E. é o caminho, enquanto que a independência é a meta.
A eficiência energética tem como objetivo otimizar o aproveitamento de fontes de energia para reduzir custos e contribuir com o meio ambiente.
A Sistab tem uma solução voltada para a Eficiência Energética, que garante uma máxima eficiência dos equipamentos com mais inteligência e resguarda a sua empresa de perdas financeiras no processo produtivo e de desperdícios no uso de recursos energéticos.
Após esse processo, vem o momento de gerar sua própria energia.
Geração distribuída no Brasil
Segundo a Resolução Normativa 482/2012 e aperfeiçoada pela Resolução Normativa 687/2015, válida desde março de 2016, definida pela ANEEL, qualquer unidade consumidora pode ter sua própria geração de energia.
Para tal, é preciso instalar um sistema fotovoltaico, cujo investimento geralmente apresenta um retorno dentro de 5 anos. Vale lembrar que a média de durabilidade das placas solares é de 25 anos, e no caso de geração maior que o consumo, o sistema de compensação de energia permite que o excedente vire créditos (em kWh) na próxima fatura.
No Brasil, a maior fonte de energia são as hidrelétricas. Com a crise energética, a conta de luz vem aumentando cada vez mais. Mas o sol é inesgotável e sua energia não agride o meio ambiente.
Por que gerar sua própria energia?
Quando uma empresa ou indústria gera sua própria energia, não depende mais de companhias de energia e alcança sua sonhada liberdade energética.
Então não precisa se preocupar com aumentos frequentes na conta de luz, e nem com impostos e taxas, o que traz mais previsibilidade financeira ao seu negócio.
Além disso, a economia gerada através de sistema fotovoltaico é de até 95%.
Sem contar que, segundo a Green Build Council Brasil, imóveis que são considerados sustentáveis podem ser valorizados em até 30%. Ou seja, investir em energia solar, além de reduzir os gastos com energia, pode valorizar ainda mais o seu negócio.