O conceito de downtime é tempo indisponível que determinado serviço ou recurso sofre, seja de forma programada ou por falta de energia elétrica.
Downtime planejado X Downtime inesperado
Existem dois tipos de pausas: as planejadas, com data e hora para acontecer, e as inesperadas que ocorrem por falha humana ou falta de manutenções.
Downtime planejado
Essa pausa é avisada previamente ao time, faz parte do calendário da empresa e tem algumas funções como:
- Realizar manutenções
- Atualização de software
- Treinamentos do time
- Outros procedimentos já planejados pela empresa
Downtime inesperado
Esse é o maior causador de prejuízos financeiros, perdas de dados e impacto direto na imagem da sua empresa perante aos atuais e futuros clientes.
Ele ocorre por alguns motivos como:
- Falta de manutenção nos equipamentos
- Fim da vida útil do maquinário
- Falha humana
- Queda de energia elétrica
- Falta de equipamentos como nobreaks e geradores de energia
Impactos causados pelo downtime inesperado
Como citado anteriormente, existem alguns motivos para que o downtime aconteça e muitos deles têm ligação com a falta de planejamento da empresa, podendo provocar erros irreversíveis.
Falhas operacionais
Com a queda de energias, pode ocorrer falhas no sistema, ocasionando resultados inadequados ou perda total de uma atividade, projeto ou ferramenta.
Perda de dados
Assim como na falha operacional, com a pausa, dados importantes que devem ser monitorados ininterruptamente podem se perder, causando diversas incongruências em relatórios finais.
Queda de segurança
Não apenas o sistema dos escritórios cai durante uma queda de energia. Durante o downtime, a segurança da empresa fica em risco, pois existe uma vulnerabilidade maior em relação às invasões cibernéticas ou até mesmo físicas, já que as câmeras e sensores são desligados.
Queda na produtividade
O downtime causa paralisação na entrega de projetos, quebras de prazos, até mesmo desconforto nos colaboradores.
Reputação negativa da empresa
A queda de sistemas e o atraso nas entregas pode transparecer amadorismo para os clientes da empresa, além de afetar diretamente as vendas caso seja negócio comercial.
Como evitar o downtime?
Pelo Downtime ser um indicador de manutenção, visto que, um dos seus motivos principais é o fim da vida útil dos equipamentos, causado pela falta de manutenção e para evitar esse problema, existem algumas estratégias que podem ser adotadas.
Manutenção preventiva
A principal estratégia de todas é adicionar no calendário da empresa as manutenções periódicas, para que o seu equipamento esteja sempre íntegro e sem avarias.
Planejamento de infraestrutura
Ofereça aos seus colaboradores uma infraestrutura planejada, essa nova estrutura, passa mais confiabilidade tanto para o time quando para os clientes.
Capacitação
Devido às inúmeras pausas e quedas, com capacitação os colaboradores poderão realizar procedimentos paralelos até a volta total da produtividade.
Ter uma empresa especialista parceira
Ter uma empresa parceira especialista assim como nós, na sua área de eletricidade e tecnologia, vai ajudar você a gerir melhor o seu setor e evitar todas as impactos causados pelo downtime.
Investir em equipamentos
Ter nobreaks e geradores de energia na sua empresa permitirão manter a autonomia dos seus equipamentos, facilitando as manter a segurança e melhorando a prevenção dos danos.
Conclusão
Em suma, entre em contato conosco e proteja a sua empresa dos danos negativos que o downtime pode causar. Acesse https://sistab.com.br/ e fale com o nosso time de especialistas.