A princípio a Transformação Digital é um processo em que as empresas incorporam o uso da tecnologia digital nas soluções de problemas. Por exemplo, diminuição do desempenho, paralisação de processos produtivos ou a queda de sistemas operacionais.
Todos os setores empresariais estão experimentando, pela primeira vez, a real necessidade de começar e/ou ampliar seu funcionamento na internet. Isso faz parte da chamada Transformação Digital.
Esse assunto é debatido há bastante tempo e está ficando cada vez mais iminente a necessidade das micro, pequenas e grandes empresas iniciarem essa transformação.
O que é a Transformação Digital?
A Transformação Digital integra tecnologia digital com todas as áreas da empresa. Constantemente, é entender o movimento que a sociedade faz para um novo modelo de mercado, baseando-se em informações, dados, tecnologia e criando novos negócios – ou atualizando os já existentes – para que façam sentido existir nesse novo mercado.
A Transformação Digital não vai acontecer na sua empresa se você colocar um novo software para rodar, ou se o negócio estiver disponível em aplicativo. Não é por aí. Ao contrário, a transformação acontece a partir de uma mudança de mentalidade das pessoas envolvidas daquela empresa.
Experiência do Consumidor e a Transformação Digital
Um dos pontos mais importantes que fazem parte da Transformação Digital é a experiência do consumidor. Entender a experiência é entender o que seu consumidor pensa. O que sente e como age, melhorando cada vez mais a vida dele com seu produto ou serviço.
Empresas de todos os tamanhos e setores estão experimentando, pela primeira vez, a urgência de começar, ampliar ou transformar seu negócio para o online. Então, isso faz parte da Transformação Digital, que está se consolidando de forma acelerada, principalmente nos últimos meses.
O Processo O2O (Online To Offline)
As realidades online e offline precisam estar integradas e fazer parte da estratégia de marca de qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Por conta da pandemia do novo coronavírus, esse assunto tornou iminente a necessidade das micros, pequenas e grandes empresas levarem a experiência de consumo das lojas físicas para o mundo online e vice-versa.
O comércio eletrônico se tornou a saída perfeita para aqueles que ficaram impossibilitados de sair de casa e frequentar restaurantes, supermercados, farmácias e consumir outros serviços que possuem lojas físicas. O processo O2O (offline to online, em inglês) é a união destes dois mundos, com o objetivo de complementar e somar experiências e valores dos produtos aos clientes.
Um exemplo deste novo formato é quando lojas online permitem a compra em seu ambiente virtual e a retirada dos produtos nas lojas físicas. Ou a possibilidade de alugar um apartamento por aplicativo e, logo depois, poder curti-lo durante uma viagem. Ou ainda solicitar com alguns cliques no celular, onde você estiver, um carro que em minutos chega até você e te leva onde deseja.
Digital e Físico Cada Vez Mais Integrados
Na Transformação Digital, o ambiente online deve funcionar de forma integrada com os processos que acontecem no ambiente físico. E, para satisfazer os perfis mais variados de consumidores, é necessário que as interações que ocorrem em um destes ambientes sejam informadas e estejam disponíveis no outro.
Dessa forma, o online complementa o offline e o offline complementa o online. Nesse sentido, é crucial que sua marca esteja presente nestes dois universos, com o intuito de desenvolver uma abordagem única e alcançar o cliente onde ele estiver.
Tecnologia da Internet das Coisas (IOT)
Essa tecnologia conecta objetos físicos, máquinas, veículos, eletrodomésticos, etc. com dispositivos eletrônicos para controlar remotamente estes itens.
Com a internet das coisas, é possível ter acesso remoto a determinado objeto, otimizando o desempenho operacional, melhorando a gestão dos processos, oferecendo mais segurança e agilidade à tomada de decisões.
Um exemplo de objetivo com IOT que pode agilizar os processos das empresas são os Nobreaks Engetron. São equipamentos que trazem maior confiabilidade e alto rendimento, além de interface de gestão e monitoramento ativo, com tecnologia IoT, através do Sistema Engetron IoT, que pode ser acessado via aplicativo.
Esse tipo de equipamento contribui para agilizar os processos da empresa, fazer com que os funcionários foquem em atividades mais estratégicas e que o consumidor tenha uma boa experiência com o produto nos processos internos do dia a dia.
O Futuro É Agora
Antes, acreditávamos que no futuro todos os negócios estariam integrados entre o online e o offline. Porém, esse futuro já faz parte do presente e é muito importante ter a mente aberta para transformarmos digitalmente a empresa, acelerando processos internos e melhorando a experiência do consumidor.
Você já começou a Transformação Digital do seu negócio?
A Sistab já 😃.