Ter Nobreaks na sua empresa é fundamental para manter a continuidade do seu negócio, em caso de falta de energia, principalmente em ambientes críticos. Mas existem algumas características técnicas e funcionalidades nos nobreaks que gostaríamos de chamar sua atenção. Hoje vamos falar sobre as três principais: short-break, line-interactive, online de dupla-conversão.
Short-break
Também conhecido como “stand by” ou “off-line”, esse modelo é o mais básico e recomendável apenas para uso doméstico ou em escritórios com cargas simples, por ser um equipamento que não opera o tempo todo online (pela bateria) e, por isso, possui baixo custo de investimento.
Como ele funciona:
Quando há queda de energia ou mesmo alguma variação de tensão significativa, ele passa a fornecer a energia acumulada em suas baterias, até que o fornecimento da rede se estabilize. Entretanto, isto provoca uma pequena interrupção durante o tempo de transferência da rede elétrica para as baterias.
Seu inversor (aparelho que serve para inverter o sentido de uma corrente elétrica) é acionado, e o equipamento passa a ser alimentado pela bateria previamente carregada. Mas, o tempo necessário para o inversor ligar (tempo de chaveamento) pode variar de 4 a 8 milissegundos, o que pode provocar desligamentos e reinicializações indesejadas com risco de perda de dados, indisponibilidade de sistemas e danos de hardware em servidores, por exemplo.
Line-interactive
Ou apenas “interativo”, como também é conhecido. Esse é um modelo com as mesmas características do short-break. No entanto, possui circuitos adicionais capazes de reparar variações da rede elétrica, por exemplo. Por esse motivo, também é recomendado apenas para aplicações em residências e escritórios com cargas simples apesar das características adicionais.
Como ele funciona:
Esse tipo de nobreak, além de cumprir o papel de energia reserva, basicamente estabiliza a tensão de entrada (oriunda da tomada), corrige variações de tensão e oferece proteção contra picos de energia, corrigindo a tensão de saída.
Isso significa que, na falta da rede elétrica ou, quando há tensão ou frequência fora dos níveis seguros especificados, ele cumpre o papel de um estabilizador, compensando pequenas variações na rede elétrica. Ou seja, ele não muda para o modo bateria a cada variação mínima, como é o caso do short-break. Portanto, a vida útil do equipamento e de suas baterias aumenta.
Online de dupla-conversão
Esse modelo é o mais indicado para aparelhos como equipamentos hospitalares, data centers, indústrias, servidores de rede e outros locais que necessitam de energia contínua e ininterrupta.
Em relação ao custo, o nobreak online de dupla conversão requer um investimento inicial maior. Entretanto, oferece maior confiabilidade, já que a tecnologia embarcada nestes equipamentos evita qualquer tempo de transferência na ocasião em que há uma mudança no modo de fornecimento da energia da rede elétrica para o modo baterias, garantindo maior segurança para os aparelhos e elevando a vida útil dos mesmos.
Como ele funciona:
Mesmo com a rede elétrica estando presente, o retificador (dispositivo que permite transformar corrente alternada em corrente contínua) está sempre ligado carregando as baterias, que alimentam o inversor (dispositivo que permite transformar corrente contínua em corrente alternada), provendo a tensão correta na saída e isolando a energia de saída da entrada 100% do tempo.
Isso significa que existe sempre uma forma de onda senoidal pura na saída. Ou seja, até quando a energia elétrica do local não for de qualidade, o nobreak fornece energia densa, limpa e bem apurada.
Para cada aplicação, um nobreak correto
Como você pode ter notado, cada tipo de nobreak tem sua funcionalidade específica para proteger os equipamentos conectados a ele.
É preciso avaliar quais dispositivos serão conectados a ele, para assim escolher o nobreak mais adequado de acordo com sua potência e autonomia desejada.
Vale lembrar que esse equipamento deve estar sempre em condições de perfeito funcionamento em casos de quedas e mudanças de energia e, portanto, necessitam estar com a vida útil da sua bateria devidamente dentro do prazo. Manutenção Preventiva é sempre um aliado desses equipamentos.
Recomendamos que você procure uma empresa especialista no assunto, como é o caso da Sistab, que está há mais de 30 anos no mercado.