O gerador de energia é um equipamento essencial para o bom funcionamento de hospitais, indústrias, laboratórios, supermercados e qualquer outro tipo de atividade que não pode parar em função da queda de energia elétrica. Para exemplificar a importância deste tipo de equipamento, relembramos que, em janeiro deste ano, no início do processo de vacinação do estado do Rio de Janeiro, um hospital virou notícia por colocar em risco mais de 700 doses da vacina Coronavac.
Como o hospital não tinha gerador e houve uma interrupção no fornecimento de energia, as doses do medicamento acabaram sendo submetidas a uma temperatura acima do recomendado.
O diretor do hospital foi exonerado do cargo apesar do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde da Fiocruz garantir, dias depois do incidente, após as devidas análises, que as doses ainda poderiam ser utilizadas.
Vida útil de um gerador de energia
É difícil determinar a vida útil de um gerador, pois a mesma é influenciada por muitos fatores, tais como:
- Tipo de instalação
- Frequência
- Limpeza
- Tipo de manutenção
- Qualidade do combustível utilizado
- Inclinação
- Temperatura
- Lubrificação
Sim,eles podem sim durar muitos anos, mas é muito importante realizar as manutenções periódicas, corretivas e, principalmente, as preventivas.
Manutenção corretiva X manutenção preventiva
Manutenção corretiva é aquela que ocorre após a falha, para resolver um problema. Ela pode ser planejada ou emergencial. No entanto, vale destacar que esta última é, sem dúvidas, uma das mais caras.
Por outro lado, a manutenção preventiva tem como principal objetivo reduzir a probabilidade das falhas. Diante disso, muitas empresas já entendem a importância da prevenção e acabam optando pelo que chamamos de manutenção preventiva periódica. Esta segue um calendário acordado entre fornecedor e cliente, independentemente do estado de degradação dos equipamentos.
É preciso ter em mente, acima de tudo, que prevenir é sempre mais barato e menos estressante do que ter que consertar depois. Portanto, se a sua intenção é garantir o funcionamento com máximo desempenho, evitar qualquer tipo de intercorrência e prolongar a vida útil do seu gerador, não deixe de realizar as manutenções preventivas e consulte um especialista na hora da instalação.