Fazer manutenção é de extrema importância, porque são nessas vistorias onde a estabilidade do funcionamento é mantida, avaliando as condições, prevendo problemas, diminuindo futuros prejuízos e prolongando a vida útil dos seus equipamentos e garantindo que as máquinas mantenham seu padrão de qualidade.
E para isso acontecer existe algo chamado Parada de Manutenção. É quando há uma pausa na geração de energia daqueles equipamentos em que estão sendo avaliados na manutenção.
E por causa dessa parada, essa ação deve ser muito bem planejada previamente pela empresa, e deve-se observar algumas situações que são passadas por fases:
- Pré-parada de manutenção
- Parada de manutenção
- Pós-parada
A Pré parada requer passos bem detalhados como, a montagem de equipes multidisciplinares, montar um cronograma com as ações bem detalhadas e como as ações serão tomadas, reunião com os colaboradores, compra de possíveis materiais e peças que podem ter que ser trocadas no processo. É a fase de organização de todo o processo.
A Parada, que é em si o processo de manutenção, onde a situação das máquinas é exposta e os eventuais problemas são anotados para serem resolvidos.
Quando há parada de manutenção em geradores de uso contínuo não significa que deva ter interrupção total do funcionamento das empresas, durante o processo outros geradores são usados como apoio.
E a fase de pós toda a manutenção, é quando a empresa volta ao seu funcionamento normal, e a avaliação da ação é feita, analisando a necessidade de fazer um reparos ou alterações.
E nós da Sistab realizamos serviços de manutenção, reparos e locação de equipamentos para eventos como esses.