Calendário
14 jun 2022

O que é cogeração de energia?

A Cogeração é a produção simultânea e de forma sequenciada de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. 

Cogeração e o aproveitamento 

O processo mais comum de produzir eletricidade e energia térmica é a partir do uso de gás natural e/ou de biomassa, entre outros. 

Ao utilizar um gerador de eletricidade, a parte da energia contida no combustível utilizada é transformada em calor e perdida para o meio-ambiente. Ou seja, muita energia é jogada fora. 

A cogeração foi criada para aproveitar esse calor dissipado, produzindo eletricidade, água quente, vapor, água gelada etc.

Vantagens da Cogeração

A vantagem da cogeração é que o consumidor economiza o combustível que necessitaria para produzir o calor do processo, pois está aproveitando o calor já produzido. 

A eficiência energética é, desta forma, bem mais elevada, por tornar útil até 85% da energia do combustível.

Muitas indústrias e estabelecimentos comerciais utilizam dessa tecnologia para aquecer água, gerar vapor ou alimentar processos internos que requeiram calor.

A cogeração e o futuro

Atualmente, são cerca de 650 usinas de cogeração em operação comercial no Brasil, representando 18,8 GW de capacidade instalada, mais de 10% da matriz elétrica nacional, segundo levantamento da Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen).

 A expectativa é que ocorra, nos próximos anos, um aumento significativo da procura por soluções de cogeração a gás natural e biogás.

Quer saber se sua empresa pode utilizar a Cogeração? Entre em contato com nossa equipe de consultores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.